quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Introdução

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA

DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

História Contemporânea do Brasil









O ABC DA GREVE













Caio Rubens Zinet

Marcela Rocha

Marina Moreira D’Aquino

Paula de Paula Machado




São Paulo, novembro de 2008




A escolha do grupo sobre o tema foi um pouco difícil, pois as possibilidades de fatos importantes ocorridos durante a chamada história contemporânea do Brasil foram muitos. Um dos fatos que determinou, certamente, o grupo a eleger “As greves do ABC” como mote foi o fato de todos os componentes serem militantes do movimento estudantil e, portanto interessados por política.

Uma outra coisa que nos motivou dentro do tema política a escolher especificamente as greves do ABC foi o fato do atual presidente, Luis Inácio Lula da Silva, ter começado seu destaque na política durante as mobilizações no período antecedente a greve e durante a greve, já que era presidente do sindicato dos metalúrgicos dede 1975.

As greves das indústrias automobilísticas do ABC na década de 1970 foram umas das mais importantes do Brasil e deixaram grandes marcas no que se formou em termos de sindicalismo no Brasil nos anos seguinte.

Primeiramente nossa principal problemática era ver as semelhanças e diferenças na cobertura dos jornais da grande impressa e nos jornais considerados de esquerda ou da impressa operária.

Nossas hipóteses eram que a grande imprensa iria fazer uma cobertura mais superficial e tendenciosa aos patrões e aos que se posicionavam contra a greve sendo que a imprensa de esquerda (ou operária) se posicionaria a favor dos grevistas e faria da greve suas principais manchetes e reportagens.

A metodologia empregada para a realização da pesquisa foi consulta em jornais e revistas da época. A instituição visitada para o recolhimento de matérias foi o Arquivo do Estado de São Paulo (Rua Voluntários da Pátria N 596 – São Paulo - SP) e os materiais consultados foram:

Jornal “O Estado de São Paulo” - de 12/05/1978 a 19/05/1878
Jornal “Folha de S. Paulo”- de 12/05/1978 a 19/05/1878
Revista Movimento - todas as semanas do mês de maio de 1978

A partir do primeiro contato com as fontes pudemos perceber que nossas hipóteses foram confirmadas e por isso decidimos incluir na nossa problemática a comparação de cobertura entre os dois maiores jornais de São Paulo da época, A Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo e ver se, mesmo os dois veículos sendo pertencentes ao mesmo tipo de imprensa (jornal diário da grande imprensa), haveria diferenças nos seus posicionamentos durante a cobertura da greve.

Nossas maiores dificuldades foram técnicas já que o Jornal o Estado de São Paulo se encontra em forma de microfilme, as fotos desse material não ficaram legíveis o que fez o grupo ter que voltar algumas vezes às fontes para rever o material pesquisado. Além disso, a revista movimento não estava com seus exemplares encadernados o que provocou a perda de uma página de uma das maiores matérias sobre a greve que este veículo publicou, isso fez com que ficássemos com a falta desses dados para a realização do trabalho.

Nenhum comentário: